André Ventura revoltou-se contra a comunicação social por causa do vídeo onde um imigrante legalizado o acusou de ser racista, e não foram precisas muitas horas para o líder do Chega publicar um vídeo onde tenta descredibilizar o imigrante a todo o custo.
No vídeo manipulado pelo partido de extrema direita com o título “imigrante mentiroso usado para atacar Ventura” usam declarações supostamente contraditórias mas já verificadas como falsas pelo polígrafo da SIC: “Sou pescador” vs “Trabalho na estufa a cortar os cravos” e “Imigrante do Bangladesh” vs “Pescador da Indonésia”.
O líder do Chega publicou o vídeo manipulado na sua página, vídeo que foi partilhado pelo Chega, e escreveu:
Ontem, a campanha do CHEGA foi interrompida por um imigrante que estava instrumentalizado para mentir sobre o CHEGA. Isto é uma vergonha, e o povo tem que saber a verdade!
O que Iqbal disse e que foi manipulado pelo Chega conforme verificado pelo Poligrafo:
Eu quero dizer que eu vim aqui, eu já tenho visto, tenho tudo direitinho, mas você sabe uma coisa? Sabe quanto por cento [qual a percentagem] de pescadores imigrantes? São mais ou menos 85% de pescadores da Indonésia e trabalham muito no duro, mas estão aí, dormem nos barcos.
Eu trabalho na estufa, mas nós ajudamos os pescadores porque a minha esposa é da Indonésia.
Não quer ficar cá porque só quer uma casa para dormir, mas a empresa não vai pagar salários, eles dormem em barcos, mas ninguém quer resolver isso, não sei porquê, mas muitas pessoas reclamam… não quero dizer. Se uma pessoa da Indonésia é pescador, uma empresa tem 10 pessoas, oito são pescadores da Indonésia. Eu não quero reclamar, mas muitos portugueses não querem trabalhar no mar.
2 Pingbacks