André Ventura, Cheganos Oficiais, Santiago Abascal

André Ventura justifica o mapa com a Dinastia Filipina em Dia do Colombo? Chega vai pedir um “cabal esclarecimento” ao Vox

Há um ano atrás o partido Vox publicou uma imagem de Portugal anexado pela Espanha, o que motivou que o Chega exigisse um pedido de Desculpas ao partido de extrema-direita espanhola, mas a verdade é que apesar de no dia seguinte ter publicado nova foto já sem Portugal anexado pela Espanha, o pedido de Desculpas nunca aconteceu e essa imagem de Portugal anexado por Espanha continua na página oficial do Vox.
Ontem, dois dias depois de André Ventura ter discursado em espanhol e ter gritado vivas a Espanha no comício do partido liderado por Santiago Abascal Conde, a página oficial do Vox voltou a “brincar” com Portugal, desta vez publicando uma foto da dinastia filipina (quando os Reis Filipes governaram Portugal e Espanha de 1580 a 1640) para festejar a data da descoberta da América pelo Colombo, em 1492, e o Dia da Hispanidade.
Depois do silêncio dos cheganos que durou mais 24 horas, André Ventura reagiu e em declarações à imprensa diz que o Chega pediu um “cabal esclarecimento” ao Vox sobre mapa com Portugal ‘anexado’:

Nós estamos em contacto com o Vox, pedimos esclarecimentos formais sobre isso, porque, independentemente dos factos históricos, pode melindrar as relações entre os países e entre os partidos. O que esperamos desta vez é obter um cabal esclarecimento do porquê, independentemente das razões históricas que estão por detrás disso
Aquilo trata-se de mostrar um mapa que revela um período histórico durante o século XVII [Portugal foi anexado por Espanha entre 1580 e 1640], em que a dinastia filipina está também a dominar Portugal e, portanto, Portugal era, nessa altura, parte desse domínio espanhol.

O comentador do CMTV disse ainda que a situação agora é diferente, “porque há uma relação institucional” entre os dois partidos, mas que neste caso, “não há nenhuma questão de anexação nem nenhuma questão de subtração do território”, contrariamente ao que aconteceu há um ano.

Trata-se de um período histórico detalhado, mas que podia ter sido evitado, devia ter sido evitado, nomeadamente porque é sabido historicamente que há uma sensibilidade muito forte entre Portugal e Espanha.

O presidente do Chega afirma ainda que está a tentar “saber o que se passou e como é que se passou e, percebidas essas intenções”, exigirá “naturalmente que seja retirada essa imagem da circulação e que o Vox não volte a apadrinhar situações destas, independentemente da sua natureza histórica”.

Vamos exigir esclarecimentos [e] voltaremos a exigir, se necessário, um pedido de desculpas porque para nós o território é sagrado e a Nação portuguesa é sagrada.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Novas Teorias da Conspiração da “Influencer” espanhola com o PSD José Socrates e com o socialista Marques Mendes

André Ventura dá Vivas a Espanha em comício de partido que ainda tem na sua página foto de Portugal ocupado por Espanha

Nacionalista André Ventura: “Viva Espanha! Viva Espanha! Viva Espanha!”

Partilhe

Leave a Reply