O Polígrafo da SIC fez ontem, Dia das Mentiras, 5 anos de vida e estão de Parabéns pelo excelente trabalho a desmascarar as Fake News, ferramenta preferida da extrema direita para promover o seu programa! André Ventura e alguns dirigentes do Chega são, sem dúvidas, das maiores fontes de notícias para o primeiro jornal português de Fact-Checking. Prova disso é o facto do líder do partido de extrema direita já ter sido apanhado a mentir pelo menos 101 vezes desde que é deputado da nação, ou seja desde 2019.
André Ventura, que era critico das Fake News em 2017, teve a sua primeira mentira verificada pelo Polígrafo em outubro de 2019 quando afirmou que o valor pago por pensões a políticos dava para pagar um ano de tratamentos de VIH.
Depois disso muitas outras mentiras e Fake News foram detectadas, o que levou mesmo o líder do Chega a ser considerado o Pinóquio em 2022, prémio que só não foi renovado o ano passado, porque apesar de ter uma forte concorrência da primeira deputada do Chega, Rita Matias, e do deputado condenado pelo Tribunal de Cascais por divulgar Fake News, Pedro Frazão, porque o prémio não foi atribuído.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
1 Pingback