André Ventura foi apanhado 7 vezes a mentir no debate único com António José Seguro para a 2ª volta das presidenciais. Dos vários verificadores de desinformação que acompanharam o debate, o líder do PS apenas foi apanhado numa não verdade.
A SIC Verifica apanhou André Ventura a mentir duas vezes contra uma de António José Seguro:
- Ventura: idosos que “trabalharam a vida toda” recebem “pouco mais de 280 euros”? – Falso.
- Ventura: “Nos governos em que [António José Seguro] participou foi quando se acentuou mais a diferença salarial entre homens e mulheres”? – Falso (também verificado pelo Poligrafo da TVI).
- António José Seguro: “Os dois ‘Prémios Camões’ que ainda são vivos apoiam a minha candidatura” – Falso (porque há mais dois que também estão vivos e não se conhece nenhum apoio, também verificada pelo Poligrafo da TVI).
O Polígrafo (agora da TVI), que deixou de fazer a verificação às várias Fake News que André Ventura publicou nas redes sociais, apanhou o líder do Chega a não dizer a verdade 3 vezes, contra uma de António José Seguro:
- André Ventura: “Nos Governos em que [Seguro] participou foi quando se acentuou mais a diferença salarial entre homens e mulheres” – Falso (também verificado pela SIC Verifica).
- André Ventura: “António José Seguro não tem uma única proposta sobre saúde” – Impreciso (quando na verdade é falso, pois o ex-líder do PS defendeu um aumento no número de enfermeiros e médicos e a progressão das carreiras destes profissionais, e chegou a apresentar um pacto para a saúde no primeiro debate no âmbito das Eleições Presidenciais contra o líder do Chega).
- André Ventura: “O Governo apresentou um plano de emergência para saúde em 60 dias e 55% das coisas ficaram por cumprir dois anos depois” – Falso.
O Fact-checking do Correio da Manhã apanhou o ex-comentador desportivo do CMTV a mentir duas vezes.
- André Ventura: “É errado dizer que eu defendo uma revisão da Constituição por causa dos poderes presidenciais” – Falso. Em novembro defendeu que a Constituição devia clarificar “deveres, funções e poderes do presidente na vida concreta”.
- André Ventura: “Temos 1,7 milhões de pessoas em Portugal sem médico de família.” – Falso. – Segundo o Portal da Transparência do SNS, em novembro eram 1.557.148 os utentes sem médico de família.
António José Seguro não foi apanhado a mentir em nenhuma das afirmações verificadas.
O Combate às Fake News da Agência Lusa apanhou até ao momento apenas André Ventura a mentir uma vez no único debate para a a 2ª volta:
- É falso que André Ventura venceu com 40% na Alemanha e na Bélgica na primeira volta das presidenciais
| PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply