André Ventura quer Salvar Portugal com notícias do País de Gales? Já não é novo e chegou a ser alvo de uma investigação por parte da Procuradoria-Geral da República, da qual não se conhecem resultados. O líder do Chega publicou uma imagem de uma notícia dando a entender que era sobre uma situação em Portugal, quando na verdade é apenas um conselho dado por uma grupo climático ao governo do País de Gales, e “escondeu” que a notícia apenas saiu em Portugal no jornal Chega (que tem cores e tipo de letras diferentes da imagem com a notícia publicada por André Ventura).
O líder do Chega publicou apenas o título da notícia deturpando propositadamente o conteúdo que saiu no jornal do seu próprio partido, que explicou o contexto da “notícia”. Ou seja os cães não “estão proibidos em espaços verdes porque os imigrantes têm medo” em Portugal, nem no País de Gales, pois trata-se apenas de uma recomendação de um grupo de ação climático (Climate Cymru BAME) num relatório a que o jornal online Independent teve acesso, aliás como o próprio jornal do partido de extrema direita portuguesa esclarece na sua “notícia” assinada pelo D.R. (desconhecido).
André Ventura publicou na sua página uma imagem com grafismo a vermelho (semelhante ao do jornal Público) de uma “notícia” do jornal do Chega – Folha Nacional (que tem grafismo a verde), que não identificou, e escreveu:
Agora até os animais incomodam, só para agradar aos imigrantes. Se estão cá então têm de se adaptar à nossa cultura e não o contrário. Se não estão bem, já sabem qual o caminho. #SalvarPortugal
Na rede social X (que tem perdido milhares de seguidores para a rede social Bluesky – também já lá estamos) o líder do Chega foi prontamente desmentido:
Esta notícia não é portuguesa, como o contexto do post sugere que seja: lbc.co.uk/news/dog-free-…. Isto não é uma lei, nem uma ordem governamental, é apenas uma sugestão do grup Climate Cymru BAME.
A Procuradoria-Geral da República iniciou em agosto de 2023 uma investigação sobre as notícias falsas publicadas por parte do líder do Chega, André Ventura, nas redes sociais, com recurso a grafismos semelhantes a órgãos de comunicação social, como a Rádio Renascença e o Jornal Público, mas até ao momento não se conhece nenhum resultado.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply