André Ventura, Cheganos Oficiais

André Ventura deturpou propositadamente uma “notícia” do jornal do Chega para promover a xenofobia

André Ventura quer Salvar Portugal com notícias do País de Gales? Já não é novo e chegou a ser alvo de uma investigação por parte da Procuradoria-Geral da República, da qual não se conhecem resultados. O líder do Chega publicou uma imagem de uma notícia dando a entender que era sobre uma situação em Portugal, quando na verdade é apenas um conselho dado por uma grupo climático ao governo do País de Gales, e “escondeu” que a notícia apenas saiu em Portugal no jornal Chega (que tem cores e tipo de letras diferentes da imagem com a notícia publicada por André Ventura).
O líder do Chega publicou apenas o título da notícia deturpando propositadamente o conteúdo que saiu no jornal do seu próprio partido, que explicou o contexto da “notícia”. Ou seja os cães não “estão proibidos em espaços verdes porque os imigrantes têm medo” em Portugal, nem no País de Gales, pois trata-se apenas de uma recomendação de um grupo de ação climático (Climate Cymru BAME) num relatório a que o jornal online Independent teve acesso, aliás como o próprio jornal do partido de extrema direita portuguesa esclarece na sua “notícia” assinada pelo D.R. (desconhecido).
André Ventura publicou na sua página uma imagem com grafismo a vermelho (semelhante ao do jornal Público) de uma “notícia” do jornal do Chega – Folha Nacional (que tem grafismo a verde), que não identificou, e escreveu:

Agora até os animais incomodam, só para agradar aos imigrantes. Se estão cá então têm de se adaptar à nossa cultura e não o contrário. Se não estão bem, já sabem qual o caminho. #SalvarPortugal

Na rede social X (que tem perdido milhares de seguidores para a rede social Bluesky – também já lá estamos) o líder do Chega foi prontamente desmentido:

Esta notícia não é portuguesa, como o contexto do post sugere que seja: lbc.co.uk/news/dog-free-…. Isto não é uma lei, nem uma ordem governamental, é apenas uma sugestão do grup Climate Cymru BAME.

A Procuradoria-Geral da República iniciou em agosto de 2023 uma investigação sobre as notícias falsas publicadas por parte do líder do Chega, André Ventura, nas redes sociais, com recurso a grafismos semelhantes a órgãos de comunicação social, como a Rádio Renascença e o Jornal Público, mas até ao momento não se conhece nenhum resultado.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Ministério Publico iniciou investigação a Fake News de André Ventura e do Chega

O verdadeiro 4º Pastorinho de Fátima: André Ventura o visionário que divulga notícias 12 dias antes de serem publicadas

André Ventura publicou mais um gráfico enganador e o Chega foi novamente o partido que menos produziu


folhanacional . pt/ 2024/ 11/ 18/ caes-proibidos- em-espacos- verdes-porque -imigrantes-tem-medo/
x . com/ AndreCVentura/ status/ 1858616167436275943

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.