Amigos dos Cheganos, César do Paço, José Lourenço

PJ fez hoje buscas a empresa de ex-financiador do Chega que acusa o ex-líder de distrital do partido de Ventura de extorsão

A Polícia Judiciária realizou hoje buscas em Cascais na sucursal portuguesa da Summit Nutritionals, empresa detida pelo ex-cônsul César do Paço que, em 2020, foi apontado numa investigação da Revista Visão como um dos financiadores do Chega.
Segundo informações recolhidas pela imprensa a PJ está a investigar alegados crimes de corrupção e branqueamento de capitais. No centro da investigação estarão suspeitas de corrupção a Luís Filipe Tavares, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, que nomeou César do Paço como cônsul honorário daquele país nos EUA.
Em declarações à revista Sábado, César de Paço diz estar convencido de que o processo teve início após a apresentação de uma queixa anónima por parte de José Lourenço, ex-líder da distrital do Chega no Porto, com quem se incompatibilizou, e estará relacionada com uma alegada compra de um carro para o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde:

>É com isto que tenho que lidar desde que conheci este senhor José Lourenço. Ele tentou extorquir-me dinheiro, não conseguiu nada e inventou. É por isso que tenho queixas contra ele em Portugal e no Brasil. Sei que a queixa é dele porque os documentos que enviou para a PJ enviou também para alguém que me conhece e que me fez chegar. Esperava que eu pagasse para não fazer a queixa mas como não tenho nada a temer não o fiz e ele avançou.

Em janeiro de 2021, a SIC divulgou a primeira da série de reportagens sobre o Chega e identificou César do Paço com um dos financiadores daquele partido de extrema-direita. O caso levou à demissão de Luís Filipe Tavares, que justificou o seu pedido de exoneração com a vontade de “poupar Cabo Verde” ao “desgaste” provocado pela associação de um cônsul honorário à extrema-direita portuguesa.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Ex-líder do Chega Porto afirma que César do Paço financiou o partido de André Ventura e era o militante nº 918 (vídeo)

José Lourenço diz que André Ventura odeia o Porto, é desleal, ditador e com um ego maior que o Chega

A Grande Ilusão da SIC: Os Cheganos, o Padrinho, a Madrinha e o Vizinho (4 episódios)

Cesar-de-pa-o-Jose-Lourenco-Ventura

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.