Coletivos antifascistas marcaram concentração para o Largo de Camões às 15H00 do dia 13 de Maio de 2023 como reposta ao “vergonhoso encontro internacional entre dirigentes da extrema-direita” na Cimeira organizado pelo Chega, que vai contar com a presença de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e “responsável por uma tentativa de golpe de estado em Janeiro deste ano”, Matteo Salvini (ainda não é oficial), atual vice-primeiro ministro italiano, que tem “nas mãos o sangue de centenas de pessoas que morreram a tentar atravessar o mediterrâneo”, entre outros.
Contra a normalização da extrema-direita!
Concentração Antifascista no Largo de Camões às 15H00 do dia 13 de Maio de 2023.
Os colectivos subscritores do manifesto – listados abaixo – apelam à participação popular para ocupar as ruas de Lisboa no dia 13 de Maio, em resposta ao vergonhoso encontro internacional entre dirigentes da extrema-direita. Este encontro organizado pelo Chega é mais uma tentativa de André Ventura de se fortalecer politicamente e de estreitar os seus laços com os dirigentes reacionários do resto do mundo.
A mesma extrema-direita que propagandeia o poder nacional e que se opõe a qualquer solidariedade internacional, por exemplo, no acolhimento a pessoas refugiadas, compreende agora, por conveniência, a necessidade de procurar apoios fora do seu quintal para consolidar a sua política de exclusão. Entre os convidados que já confirmaram a presença neste encontro está Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e responsável por uma tentativa de golpe de estado em Janeiro deste ano; Matteo Salvini, atual vice-primeiro ministro italiano, que tem nas mãos o sangue de centenas de pessoas que morreram a tentar atravessar o mediterrâneo; e ainda Marine Le Pen, da extrema-direita francesa, bem como o espanhol Santiago Abascal, do Vox.
Estes indivíduos e a política que têm aplicado são um completo assalto à dignidade humana e uma oposição total à construção de um mundo mais solidário e inclusivo. O seu projeto é o ataque a todas as conquistas alcançadas pelo povo. Querem agravar o desinvestimento público, acelerar o caos climático, eliminar os direitos dos trabalhadores e dos seus sindicatos, bem como recuar nos direitos e conquistas das populações racializadas, migrantes, LGBTQIA+. Em suma, querem uma sociedade completamente escravizada pelos mais ricos e poderosos, a caminho do colapso social e ambiental.
Por manifesta preocupação pela normalização destas políticas, que afetam as populações mais vulneráveis em prol do corporativismo dos ricos e super-ricos, que desprezam os direitos humanos, e que se opõem à construção de uma sociedade justa e livre para todas as pessoas, a Rede Unitária Antifascista, em conjunto com outras organizações, apela à participação numa concentração no Largo de Camões em Lisboa no próximo dia 13 de maio, em repúdio a todas estas políticas e uma resposta firme a este encontro da extrema-direita internacional.
Apelamos a todas as forças políticas de esquerda, a todos os coletivos e a todas pessoas a título individual que estejam contra o crescimento da extrema-direita a juntarem-se a nós neste fim-de-semana!
Para mais actualizações, consultem o site antifascistas.pt
Não passarão!
Coletivos assinantes:
Rede Unitária Antifascista
Rede 8 de Março
Núcleo Antifascista do Porto / Plataforma Antifascista do Porto
Núcleo Antifascista de Braga
Núcleo Antifascista de Bragança
Núcleo Antifascista de Barcelos
Brigada Catarina Eufémia
Brigada Fernanda Mateus – Antifascistas de Coimbra
Greve Climática Estudantil Porto / Greve Climática do Porto
Observatório de Violência Obstétrica
Coletivo Marxista
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply