Últimas Notícias

Livro revela cartas com casos de Corrupção que envolvem Salazar: Rede de Cunhas e Favores do Estado Novo

André Ventura e vários dirigentes do Chega nunca esconderam que são saudosistas de Salazar, e apesar dos seus apoiantes defenderem que o ditador era um homem humilde e incorruptível, a verdade não é bem assim.
O livro Salazar Confidencial da autoria de Marco Alves, jornalista da Revista Sábado, que vai estar à venda a partir do próximo dia 18 de maio, já se encontra em pré-venda e divulga várias cartas, arquivados na Torre do Tombo, enviadas a António de Oliveira Salazar por amigos, familiares, ministros, padres e figuras ilustres da elite do Estado Novo, com pedidos de favores, ajudas e cunhas para obterem cargos, promoções, casas em Lisboa ou pedido de intervenção a Salazar para todo o tipo de problemas, incluindo processos judiciais e casos de crime, violência e adultério envolvendo figuras notáveis da sociedade.
Segundo o autor Salazar acedeu a dezenas de pedidos e em alguns casos mais não estava a fazer do que a contornar as regras e a usar a máquina do Estado para resolver os seus problemas e os dos amigos.
Depois da Introdução, o Índice do “Salazar Confidencial” é dividido por vários capítulos: Como Salazar usava os meios do Estado na sua vida privada; as ofertas ao presidente do Conselho, os pedidos e as queixas dos ministros; As infidelidades no Governo e as ameaças com a PIDE; o Estado Novo como agência de emprego; como se movimentavam os familiares e amigos de Santa Comba Dão; as vantagens de ser visita de casa de Salazar; o tráfico de cargos entre a Assembleia Nacional e o partido único; os presidentes de câmara na mão do regime; como Salazar distribuía casas pelos protegidos; as estratégias para pedir empregos para os familiares; cunhas e favores para padres, bispos e freiras; as carreiras judiciais que se construíam em São Bento; como os militares, de todas as patentes, pediram promoções e favores; quando nobreza e realeza recorriam a Salazar; a mentira de Salazar: uma conclusão.
Resumo do Salazar Confidencial:

Durante quatro décadas, António de Oliveira Salazar recebeu milhares de cartas de amigos, familiares, ministros, padres e figuras ilustres da elite do Estado Novo. Mendigavam ao presidente do Conselho favores, ajudas e cunhas para obterem um cargo, uma promoção, uma casa em Lisboa ou uma palavra de Salazar para intervir em todo o tipo de problemas, incluindo em processos judiciais e em casos de crime, violência e adultério envolvendo figuras notáveis da sociedade.
É a primeira vez que toda a correspondência particular enviada a Oliveira Salazar é tratada para um livro, numa investigação exaustiva sobre 2446 processos individuais, de onde se analisaram 70243 páginas de cartas, relatórios, currículos e fotografias.
Os documentos mostram os surpreendentes bastidores do Estado Novo, expondo a intimidade de um regime sustentado em cunhas e favorecimentos pessoais. E revelam como Salazar, apesar da reputação que construiu de ser ético e rigoroso, não se coibia de usar os privilégios do cargo e a máquina pública para resolver os seus problemas e os de quem o rodeava.
A HISTÓRIA SECRETA DA REDE DE CUNHAS E FAVORES DO ESTADO NOVO.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

André Ventura e skinhead neonazi Mário Machado partilham saudades de Salazar “Estava certo”

Deputado do Chega diz que os portugueses consideram Salazar um político excecional e apresenta mais pontos Positivos que Negativos no Estado Novo

Líder do Grupo Parlamentar do Chega é um saudosista de Salazar


facebook . com / chegadeventura / posts/ no-tempo-de-salazar-n%C3%A3o-havia-corrup%C3%A7%C3%A3o-nem-tr%C3%A1fico-de-influ%C3%AAnciasos-c%C3%ADrculos-de/ 160787165426563/

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.