Nuno Afonso, atual candidato do Chega à Câmara Municipal de Sintra, publicou um vídeo no passado dia 24 de maio, para acusar o Bloco de Esquerda de controlar os Media e para defender o Administrador da empresa dona do Diário de Notícias, JN, TSF, N-TV e Dinheiro Vivo, Marco Belo Galinha, dias antes da sua audiência no Parlamento, sobre os cortes do pessoal no grupo de comunicação social. Mas o que o chefe de gabinete de André Ventura não disse nesse vídeo é que no último Congresso do Chega, fez parte da lista do irmão do Administrador da Global Média, o militante do Chega, José Belo Galinha, Diretor Geral de uma Multinacional Americana e sócio de uma fábrica de maquinas e moinhos de café.
O ex-PSD, que acompanha no Chega o amigo André Ventura desde o tempo em que ambos faziam parte da lista à Câmara Municipal de Loures em 2017, afirma no vídeo que o Bloco de Esquerda não está preocupado com as 81 pessoas dispensadas pelo Grupo, até porque “apenas” 17 são jornalistas, mas está preocupado o facto de vários serem do Bloco de Esquerda, como é o caso de Mariana Mortágua, que passava recibos verdes e vai deixar de receber os mais de 5 mil euros Anuais.
Nuno Afonso diz ainda que o Bloco de Esquerda tem carradas de “avançados” nos Grupos de Comunicação Social, e acusou o BE de fazerem Bullying, ao pressionarem um administrador de uma empresa privada.
A revista Sábado avança agora que Nuno Afonso fez parte, no último Congresso do Chega, da lista derrotado do irmão do Administrador da Global Média, José Belo Galinha. A revelação surge após a publicação do vídeo, pois o ex-Vice-Presidente do Chega, que foi despromovido a Vogal de Direção no último Congresso, revela números não públicos sobre o negócio da Global.
Questionado pela revista sobre como Nuno Afonso tem acesso a estas informações, o dirigente do Chega não revelou as suas fontes.
Já o administrador da Global Media, dono do grupo Bel, disse à Sábado que numa família com oito irmãos “como é a do CEO do [grupo], é perfeitamente possível haver sensibilidades políticas diferentes”.
A mesma revista publicou em 1 de junho, que o presidente do conselho de administração da Global Media, Marco Galinha, passou a ter privilégios de administrador nas redes sociais de várias publicações do grupo, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e o O Jogo. Medida criticada pelos conselhos de redação das publicações, considerando que as redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, são extensões do trabalho editorial dos jornalistas, logo devem estar fora da alçada da administração.
Cheganos Oficiais, José Belo Galinha, Nuno Afonso
Irmão do presidente da dona do Diário de Notícias, JN e TSF é militante do Chega

Ana Madeira
A SÁBADO filmou e fotografou a recandidata à Junta de Freguesia de Arroios nas suas compras pessoais (sem pagar) ao sábado. Um carro da junta e um fiscal vão buscá-la e levá-la a casa. A Segurança Social reclama-lhe €47 mil e penhorou-lhe salário e casa. Fernando Medina reitera que mantém confiança pessoal e política.
Ana Madeira
Antigo dirigente das FP-25 é candidato do Bloco de Esquerda a uma junta de freguesia do Barreiro
Gobern Lopes, ex-dirigente das FP-25, é 7º do BE a freguesia do Barreiro. Condenado por terrorismo, nunca se arrependeu. BE diz que é passado e que “sempre condenou violência política em democracia”.
22 set 2021, 22:09