Últimas Notícias

Finalista brasileiro do Festival RTP da Canção denuncia discurso de ódio e xenofobia “Aqui é Chega”

O cantor Leo Middea, nascido no Rio de Janeiro, está em Portugal há sete anos, e é o primeiro finalista do Festival RTP da Canção a cantar em português do Brasil. O jovem brasileiro de 28 anos fez uma publicação no Instagram onde partilhou vários insultos xenófobos, alguns de supostos apoiantes do Chega.
Leo Middea, que vai cantar a música “Doce Mistério” na Final, recebeu depois várias mensagens de apoio de artistas portugueses, como Carolina Deslandes, do único vencedor português da Eurovisão, Salvador Sobral, A Garota Não, e muitos outros.
Mensagem de Leo Middea:

Desde sábado os discursos de ódio tem aumentado muito. Saibam que isso só me gera mais força, porque batalhei muito para chegar. Eu amo Portugal e tem pessoas incríveis que me apoiam desde o dia em que cheguei aqui há 7 anos, e não é à toa que um dos meus principais públicos atualmente são portugueses.
Minhas músicas falam sobre Portugal. De janeiro a março desse ano já foram 17 shows em 5 países onde o público variava entre brasileiros, portugueses, alemães, holandeses, belgas, ingleses, espanhóis, italianos. E foi bonito ver todas essas nacionalidades cantando as praias e os bairros desse país (como as canções: “Banho de Mar” , “Freguesia de Arroios” e “Bairro da Graça”. )
Eles sabem que o céu de Lisboa é bonito demais [“Have you ever seen the sky of Lisbon, Lisbon, today my love?”]. Cantar Portugal para o mundo é bonito, como também canto o Brasil para o mundo com toda a mistura de ritmos que existem dentro do meu próprio país.
Celebrar a diferença é lindo! E o amor pela música é maior que qualquer ataque. O multiculturalismo é de uma beleza sem tamanho e o intercâmbio entre ritmos e sotaques é valioso.
Que a gente possa, cada vez mais, poder compartilhar música pelo mundo, com todas as suas singularidades, com um grande abraço e sem preconceitos.

Carolina Deslandes respondeu ao comentário de Leo Middea:

Querem todos falar de sotaque brasileiro no festival, mas quando o Pepe jogou pela seleção estavam todos contentes, não é meus líricos do vale? Só são de fora enquanto não são do vosso interesse. Gritam aos quatro ventos que somos os descobridores e os aventureiros, quando invadiram, mataram, e agora falam do quê? O mundo é de quem é do mundo. Somos todos uma mistura de todos os cantos. Ignorância só. Pura.
A música é, entre outras coisas, a celebração da pluralidade cultural, e é incrível que faças parte disto Leo. Não deixes que o ódio manche o que te faz acordar todos os dias de manhã.
E não esqueçam de votar no dia 10.
Boa sorte seu lindo ❤

A Garota Não também respondeu:

Leo, a mim a tua canção só me trouxe alegria e sentido de comunhão. E que bom ver-te a a dançar ! tão simples e tão leve num festival tão sério 🙂

Salvador Sobral também comentou:

Esse hate vai transformar se em amor e ainda ganhas isso ????

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Paulo Baldaia reagiu às agressões aos imigrantes no Algarve “Normalizar o Chega é normalizar a xenofobia e a violência”

Deputado do Chega apanhado a promover a xenofobia contra os imigrantes com vídeo de 2020 com manifestantes negacionistas do Covid

“Influencer” do Chega autodenominado Macho Tóxico apanhado a divulgar Fake News e a promover a Xenofobia


instagram . com/ p/ C4JOH9RLVBD/? utm_source= ig_embed& ig_rid= 2cbf6474-baef- 43da-8d23-d83e0e4739f4
p/ C4JOH9RLVBD/ c/ 17905427105933733/

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.