No editorial de hoje o Diretor do Público não poupa as Fake News que André Ventura partilhou recentemente nas redes sociais usando o grafismo da Rádio Renascença e do Jornal Público: “Sem vergonha e sem verdade“.
David Pontes escreveu que não pode deixar de repudiar a utilização do grafismo do jornal para a difusão de mentiras: “Para André Ventura, a verdade pode não valer nada, mas para um jornal ela é a essência da sua missão”, no entanto não vai recorrer às autoridades para desmontar o “logro que está à frente dos olhos de todos”, mas vai continuar a combater a desinformação.
Fonte oficial do Chega disse +M que o partido “não usa a marca nem a propriedade intelectual de nenhum órgão de comunicação social, era o que faltava que o Folha Nacional [jornal do Chega] não pudesse ter vários modelos de imagem e divulgação”.
Apesar de só conhecermos um modelo de imagem do jornal do Chega, o que foi publicado por André Ventura e pelo partido de extrema direita nas redes sociais foram imagens de notícias, que nunca foram publicadas em nenhum jornal, e usando o grafismo da Rádio Renascença e do Público (e nenhum modelo de imagem do jornal do Chega).
Na Prova dos Factos, o jornal Público não tem dúvidas em afirmar que “Contas do Chega clonam jornais para partilhar informação falsa nas redes sociais” e avança que a técnica usada pelo Chega e por André Ventura é “identificada por especialistas e que também tem sido usada pela Rússia para propaganda ou em burlas na Internet”.
André Ventura, Cheganos Oficiais
Leave a Reply