André Ventura quer estudar os ciganos? Até “chiou” (expressão usado por André Ventura) com as respostas! Desvergonha e o Descaramento! Quer saber quantos são, onde estão e onde vivem? Ou então “pode sempre ir passar uns tempos ao Estados Unidos, como o seu amigo Bolsonaro, que por lá anda fugido”.
A Assembleia da República chumbou na 6ª feira a iniciativa do Chega para a realização de um “Estudo atualizado sobre a caracterização das comunidades ciganas”, e todas as bancadas acusaram o partido André Ventura de perseguição aos cidadãos daquela etnia.
A bancada do Chega foi a única a votar a favor, o PSD absteve-se (já deve fazer parte do pacto), e as restantes bancadas e deputados únicos votaram contra.
- Alexandra Leitão do PS afirmou que o Chega “pretende recensear quem são, onde estão, onde mora uma comunidade em especial” e afirmou que “isto não tem anda a ver com conhecer, estudar, isto cheira a perseguição e a discriminação”.
- Emília Cerqueira do PSD não tem dúvidas que “isto é como uma raposa no galinheiro a querer estudar as galinhas”, acusando o Chega de fazer “a sua agenda culpando os ciganos de tudo e mais alguma coisa”. Apesar de considerar que “é necessário haver uma atenção especial com a comunidade cigana”, apontando “os casamentos forçados de menores, a integração social, as abordagens que a comunidade precisa”, mas “nunca no sentido que o Chega quer, que é persecutório desta comunidade”.
- Patrícia Gilvaz da Iniciativa Liberal acusou o Chega de fazer desta comunidade um alvo e questionou “Qual é afinal a obsessão do Chega com esta comunidade, porquê a perseguição? Depois de propor o confinamento da comunidade cigana, vem propor a realização de um estudo para caracterização desta comunidade”
- Alma Rivera do PCP afirmou que as comunidades ciganas, “como as demais”, já são “objeto de estudo, e esses estudos vão continuar a ser feitos” e considerou que o objetivo do partido de André Ventura é “discriminar, apontar o dedo”.
Intervenção de Rui Tavares do Livre:
A desvergonha e o descaramento… Não sei se algum daqueles partidos anti-semitas dos anos 20/30 pediu um estudo para saber onde estavam e quantas eram as suas potenciais vítimas. Se vissem esta proposta do CH sobre ciganos no Portugal de 2023, diriam ‘sim sr., grandes discípulos, não nos lembraríamos desta!’
“Não sei se algum daqueles partidos anti-semitas dos anos 20/30 pediu um estudo para saber onde estavam e quantas eram as suas potenciais vítimas. Se vissem esta proposta do CH sobre ciganos no Portugal de 2023, diriam ‘sim sr., grandes discípulos, não nos lembraríamos desta!'” pic.twitter.com/LYUxnbWp6B
— LIVRE (@LIVREpt) January 6, 2023
Intervenção de Joana Mortágua do Bloco de Esquerda:
A presença da comunidade cigana é mais antiga que muitas famílias amigas e financiadoras do Chega, como os Mello e os Champallimaud. André Ventura não tem problemas com imigrantes ricos, apenas quer perpetuar a discriminação racista contra comunidade cigana…
Em 2021 a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial condenou Ventura a uma coima de quase 3500 euros por ofender e humilhar as pessoas de etnia cigana… O que é que fez André Ventura? Tentou acabar com a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Todos sabemos que a melhor maneira de um criminoso deixar de ser criminoso é tentar acabar com os tribunais. Chama-se justiça ‘a la’ André Ventura. Um dia que a coisa aperte, pode sempre ir passar uns tempos ao Estados Unidos, como o seu amigo Bolsonaro, que por lá anda fugido.
São 35 mil pessoas, milhares de crianças, que o Chega pretende perseguir
A presença da comunidade cigana é mais antiga que muitas famílias amigas e financiadoras do Chega, como os Mello e os Champallimaud. André Ventura não tem problemas com imigrantes ricos, apenas quer perpetuar a discriminação racista contra comunidade cigana. @JoanaMortagua pic.twitter.com/ut66NumAnK
— Bloco no Parlamento (@GPBloco) January 6, 2023
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply