Já não é a primeira vez, nem deve ser a última, que André Ventura publica sondagens falsas ou manipuladas para favorecer a votação no Chega. Ontem, o líder do partido de extrema direita partilhou uma sondagem que inclui votos agregadores de várias sondagens com votos feitos na internet (podem ser eventualmente manipulados), mas que se baseia na percentagem de votantes que já decidiram a 100% o seu voto, como se fosse uma sondagem final, e apesar de desmentido e de lhe ter sido pedido para ser retirada a publicação, pelo projeto responsável pela sondagem, a Intrapolls, manteve a sondagem manipuladora da intenção de voto no Facebook onde já foi partilhada mais de 450 vezes (apagou apenas a mensagem feita no X-Twitter).
O líder do Chega publicou a sondagem onde o Chega aparece à frente do PSD e escreveu:
O Chega ultrapassa o PSD pela primeira vez neste modelo agregador, com 5607 respostas demograficamente ajustadas. A mudança é possível: vamos fazê-la acontecer!
A Intrapolls reagiu na sua página:
Esta página quer reforçar que o projeto Intrapolls é um projeto independente apoiado por pessoas de todos os quadrantes políticos e repudia veemente todos os esforços que desvirtuem todo o trabalho realizado nos últimos anos.
Hoje dia 23/11/2023 foi colocado um cenário por parte de um líder partidário com o intuito de demonstrar que o Chega é a segunda força política nas sondagens. O que não corresponde à realidade. O que o cenário tenta descrever é a % dos eleitores de cada partido dentro do grupo exclusivo de eleitores que já decidiram a 100% o seu voto segundo o modelo. Já foi pedido para ser retirada a publicação e respondemos aliás à publicação original. O nosso trabalho é sério e é em bom nome da reputação do projeto realizamos este esclarecimento. Obrigado a todos.
Intrapolls.
Como diria o próprio André Ventura…"Vergonha". pic.twitter.com/UUlSMBkgbq
— Artur Cunha (@armacunha48) November 23, 2023
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
1 Pingback