André Ventura, Cheganos Oficiais

ERC adverte André Ventura por causa da “difusão de desinformação” de “notícias” nas redes sociais

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social já analisou a exposição sobre a utilização de grafismo do jornal Público e da Rádio Renascença por André Ventura para divulgação de “notícias” nas redes sociais e considera que “pode configurar uma ação de desinformação, na medida em que pretende apoiar-se na imagem daqueles dois órgãos de comunicação social conhecidos do público para credibilizar as mensagens que o próprio pretende promover”.
Segundo a ERC a não utilização do grafismo do website do jornal do Chega “demonstra, só por si uma intencionalidade que não é a mera divulgação de uma informação que já existe no órgão do partido, mas antes a de fazê-la parecer proveniente de outra fonte que goza por si de uma credibilidade conquistada junto dos cidadãos”.
Apesar do organismo não dispor de “competências diretas sobre a difusão de desinformação, mas atendendo ao facto de o caso concreto poder afetar a atividade de comunicação social, após proceder à análise do caso, não pode deixar de advertir contra este tipo de procedimentos”.
Quanto à publicação do Folha Nacional “CHEGA é o partido com mais notícias negativas. PS tem a melhor cobertura”, a Entidade Reguladora “entende que a mesma revela fragilidade ao nível do rigor informativo, não permitindo perceber de que forma foram obtidos os dados publicados”.
Na deliberação é ainda referido que o “caso mereceu participação junto do Ministério Público que se encontra a investigar” e que na perspectiva de propriedade intelectual e de direitos de autor, a ERC remeteu aqueles dois meios de comunicação social para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), uma vez não podem ser apreciadas, dado não fazerem parte das suas competências.
Pode ler a Deliberação completa no site da ERC (aqui).

ERC-adverte-Andr-Ventura-por-causa-da-difus-o-de-desinforma-o

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Portal internacional de jornalismo de investigação não tem dúvidas que foi André Ventura quem publicou em 1º lugar as Fakes News do Público e da Renascença

Ministério Publico iniciou investigação a Fake News de André Ventura e do Chega

Diretor do Público não poupa as Fake News de André Ventura e do Chega “Sem vergonha e sem verdade”

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.