Uma semana depois de ter dito que o Jornal Expresso é lixo e que não devemos acreditar numa palavra que sai daquele jornal, André Ventura partilhou uma imagem com o grafismo desse jornal para dar credibilidade a uma notícia falsa.
O jornal oficial do Chega fez uma notícia falsificando dados oficiais sobre estrangeiros condenados por violação e André Ventura, à semelhança do que tinha feiro com o jornal Público e com a Rádio Renascença, partilhou-a nas redes mas usando a imagem e tipo de letra semelhantes aos do site do Expresso, para credibilizar uma informação falsa.
A notícia falsa partilhada pelo líder do partido de extrema direita com o grafismo do Expresso foi publicada no Folha Nacional do Chega tinha como título: “Sete em cada dez condenados por violação são estrangeiros”.
O que na verdade não corresponde à verdade, pois segundo os dados publicados pela Direção-Geral dos Recursos Prisionais, dados referentes ao final de 2023, sendo que os de 2024 ainda não existem, estavam detidos por crime de violação 131 pessoas: 27 eram homens estrangeiros, 102 homens portugueses e 2 mulheres também portuguesas. O que faz com que os estrangeiros condenados a pena de prisão pelo crime de violação constituam cerca 20,6% do total dos detidos em estabelecimentos prisionais em Portugal.
Algumas horas depois do Expresso ter publicado a notícia de André Ventura ter usurpado o grafismo do jornal para divulgar notícia falsa sobre violações, e já depois de tentarem obter uma resposta do ex-comentador desportivo do CMTV, sem sucesso, “André Ventura apagou o post”.
Dias antes o líder do Chega chamou Lixo ao jornal Expresso depois de ter feito “brincadeira” associando-se a neonazis para promover a deportação de imigrantes. André Ventura publicou no dia 16 de janeiro nas redes sociais uma fotografia vestido de comandante da TAP a promover a deportação de imigrantes. Essa publicação que teve centenas de partilhas tem um símbolo do Reconquista, movimento que defende a expulsão de estrangeiros legalizados e redução os direitos das pessoas LGBTQ+ e das mulheres:
PS e PSD querem saber o que faríamos aos ilegais que estão em Portugal? Eis a resposta: um bilhete para longe , até cumprirem as mesmas regras que todos os outros!
O jornal Expresso fez notícia sobre essa publicação com o título “Ventura associa-se a neonazis em publicação nas redes sociais a defender a remigração” e o líder do Chega não reagiu bem:
O Expresso mostra aqui o lixo que representa hoje e porque não podemos acreditar numa palavra do que sai daquele jornal. Uma brincadeira nas redes sociais acaba com um título destes absolutamente disparatado. Isto é pura perseguição política porque sabem que não lhes faço fretes e não tenho medo.
Leave a Reply