O primeiro debate das presidências meteu num frente-a-frente na RTP o candidato apoiado pelo PS, António José Seguro, e o candidato do Chega em quase todas as eleições, André Ventura. O dono do partido de extrema direita defendeu mudanças na legislação laboral, que quando a direita as propõe vão sempre no sentido de retirar direitos aos trabalhadores, e afirmou que “temos leis dos anos 70 e 80, e nós precisamos de uma economia moderna, como diz António José Seguro, vibrante, mas não há economia vibrante com leis da União Soviética e com leis do tempo do PREC”.
A RTP fez a verificação dos factos no seu programa “À Prova Presidenciais” onde esclareceu que a legislação laboral mudou muito desde os anos 70 e 80, com destaque para 2012 onde foi feita uma reforma, considerada a mais liberal desde o 25 de abril, levada a cabo pelo PSD de Pedro Passos Coelho, “bem longe da União Soviética”.
No mesmo programa foi verificada a frase de António José Seguro sobre imigração: “Sabe quanto é que contribuíram para o nosso sistema da Segurança Social em Portugal, de onde são pagas as reformas dos milhões de portugueses que trabalharam? 2,2 mil milhões de euros!”
No entanto o ex-líder socialista deu um numero desatualizado, pois o número não está correto, é do ano passado, pois o atualizado é para mais de 3,6 mil milhões de euros, um número recorde.
António José Seguro também comparou os percursos políticos: “André Ventura tem mais anos de atividade partidária neste século do que eu”, o que foi verificado como certa pois ambos são dirigentes pelo menos desde 2001, mas o ex-Ministro do governo de António Guterres fez uma pausa em 2014, enquanto que o ex-autarca do PSD nunca parou.
Vídeo do programa “à Prova” disponível no site da RTP.
| PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
|
Leave a Reply