Miguel Lourenço, candidato do Chega à Câmara Municipal do Sabugal, no Distrito da Guarda, foi notícia quando publicou uma gravação fake no inicio do ano para atacar o Bloco de Esquerda.
O dirigente da concelhia do Chega na Guarda, partilhou no Facebook uma gravação de uma suposta conversa telefónica entre Joana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, e um jornalista brasileiro, no decurso da qual terá assumido que o seu partido consegue manipular os órgãos de comunicação social no sentido de prejudicarem André Ventura, deputado e líder do Chega.
O Poligrafo da SIC fez fact-check da sua publicação e verificou que se tratava de frases manipuladas extraídas a partir da resposta de Mortágua a uma pergunta sobre os conhecimentos da bloquista relativamente ao panorama jornalístico no Brasil.
Nas declarações ao Polígrafo, fonte oficial do Bloco de Esquerda afirmou:
este é mais um exemplo em que dirigentes do Chega divulgam desinformação sobre o Bloco de Esquerda com o propósito de difamar os seus dirigentes, os seus ativistas e a sua proposta política, ao pior estilo de Trump e Bolsonaro.
Confrontado pelo Polígrafo da SIC, Miguel Lourenço, respondeu que o vídeo lhe tinha sido “enviado por uma suposta jornalista brasileira que entretanto apagou as contas das redes” e que também ele já o retirara da sua conta no Twitter.
Ao contrário, de alguns colegas seus, que apagam as seus Links Fakes e não fazem desmentidos, Miguel Lourenço “retratou-se” no Facebook:
As declarações que o Poligrafo desmente, são verdadeiras!
Eu nunca disse que a Mortágua confirmava ativismo contra André Ventura.
Fui imprudente em partilhar um vídeo do qual não tinha fontes segura e peço desculpa por isso, mas o facto do Poligrafo desmentir um texto com 10 likes, atesta a veracidade do que eu escrevi. De qualquer forma deixo as declarações originais e reafirmo que não fui eu que manípulo o vídeo.
O mimimimiguel, como é conhecido nas redes sociais, foi banido do Twitter, mas tem conta no Tiktok.
Nos vários vídeos que faz no Tik Tok, onde se ganha dinheiro a publicar o quer que seja, responde a questões políticas, como por exemplo, para defender a posição do Chega, que é favor das Touradas, quando questionado sobre “a liberdade de escolha dos touros”, respondeu:
E a liberdade de escolha dos cães, que vivem naqueles apartamentos pequeninos, não têm condições, para aquilo que é essencial, a expressão do seu comportamento natural, das coisas mais importantes nos animais, e para os animais não viverem sobre stress, … Os touros bravos vivem a sua vida toda, no campo, a correr, a saltar, livres, são treinados como atletas, com boas rações, tratamentos top, para poderem ter o seu desempenho, para viverem a sua vida 5 estrelas, portanto, amigo, cães, touros, se calhar o touro ganha
@mimimimiguel Responder a @machadexx_ #tauromaquia #portugal #politica #direita #direitaconservadora
Miguel Lourenço
Qualquer duvida, estou ao dispor. Até está bem decente, a matéria..
Miguel