André Ventura faltou às segunda e terceira rondas da Comissão de Inquérito à TAP! A audição de João Galamba, que durou mais de sete horas, começou às 17h55 e terminou já passavam 17 minutos depois da 1 da manhã, mas o líder do Chega abandonou-a no final da primeira ronda.
André Ventura começou a sua intervenção às 21h14 e terminou às 21h55, mas às 23h00 quando começou a segunda ronda já o líder do partido de extrema direita não estava presente, e em seu lugar estava Filipe Melo que tentou intervir, no entanto o Presidente e os restantes intervenientes opuseram-se que o Chega voltasse a extravasar a lei do regime jurídico das Comissões de Inquérito, já depois de na audiência do dia anterior o terem feito (André Ventura interpelou Frederico Pinheiro e Filipe Melo falou com Eugénia Correia no mesmo dia).
Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, interveio para dizer que “o Chega não pode pedir uma lei à medida. Esta é uma Comissão de Inquérito, para ser um deputado do inicio ao fim. Esta não é a lei que permite ao Chega esta aldrabice. Ventura terá de regressar se tiver de intervir. Não aceitamos exceções”.
A opinião de todos os intervenientes é que não deveria haver novamente o incumprimento da lei e o deputado do Chega eleito por Braga, que estava com o deputado Pedro Pinto, aceitou sem contestar a decisão do presidente. Os representantes do partido de extrema direita abandonaram a sala cerca de 30 minutos antes da audiência terminar.
A RTP 3 foi o único canal que seguiu até ao fim a audiência, em contrapartida a CNN Portugal deixou de seguir a emissão em direto minutos depois da intervenção do “protagonista” e acompanhou muito pouco, ou quase nada, em direto a 2ª e 3ª rondas.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply